Qual o jogo de video-game com a trilha sonora mais loka?!?

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Straight Edge

Quem é vivo sempre aparece!! E assim, estou de volta no comando desse blog que é referência nacional sobre música e cultura alternativa... Hum... tá muito exagerado... vamos começar de novo...

Bom pessoal, estou de volta! Após alguns meses de desaparecimento (To pensando em fazer uma enquete, será que eu fui abdusido? Ou estava hibernando??). A verdade é que eu estava atolado com outras atividades (para quem acompanha a minha saga a notícia é não, infelizmente ainda não passei em matemática.. realmente eu devia ter prestado pra Jornalismo...). Mas o importante é que eu estou de volta e a todo o vapor! Não vou estipular uma frequência exata de postagens, mas tentarei pelo menos manter a mesma frequência de antes (hum... então vai ser difícil!! hehehe. brincadeira pessoal...).

Nessa postagem de reestréia falarei sobre um assunto do qual meus amigos sempre me perguntam, e eu fico repetindo o mesmo texto. Aliás, vai até ser fácil escrever sobre isso porque já tenho tudo decorado na minha mente! Falarei sobre o Straight Edge!

Vamos a teoria. O straight edge (abrev. sXe) não é exatamente um movimento, tá mais para um estilo de vida, embora isso seja discutível para alguns (existe algumas linhas de pensamento que consideram o sXe um movimento estruturado). Á alguns aspectos controversos e até mitos sobre o sXe, mas o essencial é: abstinência de drogas, tanto lícitas (cigarro, álcool) quanto ilícitas (maconha, heroína). Outro fator em comum é a associação com o punk/hardcore. Normalmente alguém que simplesmente é a favor da abstinência de drogas, demonstra orgulho por essa opção, mas não necessariamente possui algum contato com a cena punk/hardcore é comumente chamada de "drug free" (livre de drogas). Esses são os pontos indiscutíveis do sXe. Outro assunto que está intimamente ligado ao tema é o vegetarianismo. Mas isso não é unanimidade. Nem toda pessoa straight edge é vegetariana, embora isso acabou se tornando muito comum na cena. Uma questão polêmica envolve a sexualidade. Alguns sXe possuiam (e ainda possuem) uma postura (pessoal) contra a promiscuidade. De alguma forma começaram a generalizar essa atitude gerou o famoso mito de que "straight edge são aqueles caram que não bebem, não fumam, não usam drogas, não comem carne e não fazem sexo!" (sim, já tive que ouvir isso muitaaaaas vezes!! hehehehe).
Agora um pouco de História. Tudo começou com uma banda punk de adolescentes de Washington D.C. chamada Teen Idles. Em 1980, enquanto eles estavam fazendo uma turnê pela costa oeste dos EUA (mais especificamente São Francisco) tiveram alguns problemas por causa de suas idades (eram todos menores) e a entrada nos locais de shows (que vendiam bebidas alcólicas e portanto não permitiam a entrada de menores). A solução das casas de show da Califórnia era marcar com um grande "X" na mão dos adolescentes para sinalizar aos empregados do local para não servirem bebidas aos jovens. Ao voltar para Washington os integrantes sugeriram essa idéias aos clubes locais. Nascia assim a marca registrada do straight edge. Mas esse termo ainda não havia sido estabelecido na cena. A palavra "straight edge" só apareceu algum tempo mais tarde, quando dois dos integrantes do Teen Idles (a saber, Ian Mackaye e Jeff Nelson), após seu término, resolveram formar o Minor Threat. Em seu primeiro álbum havia uma música chamada "Straight Edge" que propagou os ideais straight edge pela cena. A pártir daí se seguiram várias outras bandas que compartilhavam as mesmas idéias musicalmente e culturalmente falando. Nos fins doas anos 80, começo dos 90, já haviam outros nichos de sXe que influenciariam a cena com novos temas (como o vegetarianismo e o veganismo), ou nem tanto assim, como uma minoria voltada para a religião Hare Krishna.
Há além de tudo isso algumas boas curiosidades sobre sXe em geral. Ao contrário do que pode parecer de começo, a maioria não faz o arquétipo de "bom moço". Alguns até tem fama de mal-encarados e anti-sociais (eu sou o único sXe bonzinho que eu conheço! hehehehe, brincadeira pessoal!). Agora, se você quer ver um sXe em todo o seu furor, é só dar uma olhada nos bate-cabeças (mosh) straight edge. São normalmente mais "violentos" (em termos de vitalidade e não de maldade) do que o comum (vide o clipe de "The Leaving Song part 2" da banda A.F.I.).

Algumas bandas sXe de destaque:
Internacionais
Minor Threat, SSD, DYS, 7 Seconds, Cause for Alarm, Negative FX, Youth of Today, Gorilla Biscuits, Bold

Nacionais
Point of No Return, Infect, One Day Kills, Linha de Frente, Confronto

Além das várias bandas com integrantes sXe e/ou ligadas de alguma forma a cena (Olho Seco, Dance of Days [das antigas], Colligere, A.F.I., Fall Out Boy)

Um comentário:

Anônimo disse...

eae primo, ahh meu falar de SXE dinovo??? kramba q SXE chato q vc é =P

hauahuh

abraçoss.

saudades